Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (400725)
Rua Francisco Clemente - Rego d'Água, 2419-004 Leiria | direcao@esalv.edu.pt  | secretaria@esalv.edu.pt | 244880000 |  NIF: 600000788

                 

 

Mobilidade 1:
Green Skills in Education: Towards a 2050 Zero Emission Society
https://www.teacheracademy.eu/course/green-skills-education/

Centro de formação Europass Teacher Academy, em Viena, Áustria, de 5 a 10 de fevereiro

Diário de Bordo 

Descrição do curso:

O mundo está em transição para uma economia mais verde e uma sociedade mais sustentável. A transição terá impacto nos empregos existentes e criará novos: são necessárias novas competências para avançar em direção ao estilo de vida de "Emissões Zero" em 2050, que envolve tanto o domínio profissional como o pessoal, a esfera cognitiva e a esfera interpessoal.

A educação desempenha um papel decisivo na promoção do envolvimento ativo em práticas e estilos de vida mais sustentáveis ​​e representa o primeiro passo para a construção de uma sociedade mais sustentável. As escolas são obrigadas a ajudar os alunos a desenvolver e adquirir competências verdes para serem capazes de enfrentar os desafios do mundo real do futuro.

O curso irá esclarecer como os professores podem tomar medidas para promover as competências verdes dos seus alunos: consciência ambiental, cultura para a inovação, empreendedorismo e competências de comunicação ativa.

Os participantes perceberão como a escola e a educação podem desempenhar um papel fundamental na promoção de competências verdes e no aumento da consciencialização das pessoas sobre a sustentabilidade.

Eles aprenderão como incorporar habilidades verdes no design thinking, um processo de resolução de problemas que busca identificar problemas e encontrar soluções, concentrando-se nas pessoas e comunidades que pretende beneficiar.

Os participantes também aprenderão estratégias práticas para ajudá-los a preparar-se para o futuro.

 

Mobilidade 2:

Design the Positive: Positive Thinking, Positive Communication and Positive School Spaces

https://www.teacheracademy.eu/course/design-the-positive/

Centro de formação Europass Teacher Academy, em Florença,Itália, de 4 a 9 de março

Diário de Bordo

Descrição do curso:

O curso foi pensado para atender à crescente necessidade e interesse pelo tema demonstrado pelos professores que frequentam outros cursos.

Aqui, a necessidade de um curso prático, desenhado numa fórmula de workshop, onde, além das introduções teóricas, os professores experimentarão exercícios na primeira pessoa e criarão projetos para potenciar uma abordagem positiva à escola e à educação em geral.

Aprenderemos como melhorar o pensamento positivo, reduzir o diálogo interno negativo, personalizar, praticar a gratidão, o humor e a atenção plena e ainda aprender a importância de nos elogiarmos.

Aprenderemos como praticar a comunicação positiva connosco próprios, com os nossos alunos e colegas, aprendendo como converter a comunicação negativa, disruptiva e ineficaz num círculo virtuoso de relações positivas, referindo-nos também ao design gráfico como ferramenta de comunicação visual positiva .

Expandiremos, então, para o ambiente envolvente, a escola, para aprender sobre a importância do design positivo, dentro e fora da sala de aula, inspirados nos princípios da psicologia do design e orientados pela peculiaridade de cada país e caso.

Os participantes serão envolvidos num processo de aprendizagem ativo, centrando-se também na experiência pessoal e na autorreflexão, combinando elementos cognitivos e emocionais para facilitar o processo de aprendizagem e garantir a retenção duradoura de novos conhecimentos.

  

Mobilidade 3:

Stress Management and Recognition: Key Strategies for Teachers
https://www.teacheracademy.eu/course/stress-management-for-teachers/

Centro de formação Europass Academy of Creativity, S.L., em Barcelona, Espanha, de 11 a 16 de março

Diário de Bordo

Descrição do curso:

Ensinar pode ser uma das profissões mais bonitas, mas também uma das mais desafiadoras. Como mostram pesquisas recentes, os professores sofrem, na verdade, mais stresse do que a maioria dos outros trabalhadores. Ao mesmo tempo, os estudantes também relatam frequentemente o impacto negativo do stress no seu humor, comportamento e desempenho académico.

Mas há algo que os educadores possam fazer para gerir o stress e prevenir os seus inconvenientes?

Este curso foi concebido precisamente para fornecer aos professores ferramentas e estratégias eficazes para lidar com o seu próprio stresse e o de seus alunos. Através de atividades práticas, os participantes aprenderão como promover o seu próprio bem-estar e manter um clima favorável na sala de aula.

O curso apresenta as mais recentes evidências científicas sobre os benefícios dos programas de redução do stresse, especialmente em ambientes escolares. Aos participantes serão apresentados os efeitos do stresse e da ansiedade na aprendizagem e como ajudar os alunos a prevenir e a controlar o stresse.

O curso apresentará, portanto, uma experiência direta das técnicas de relaxamento mais úteis para serem usadas na sala de aula e fora dela. Os participantes também terão a oportunidade de se focar na inteligência emocional e na regulação emocional como habilidades poderosas para lidar com o stresse.

No final do curso, os participantes terão adquirido conhecimento sobre as formas mais eficazes de lidar com o stresse e serão capazes de aplicar estratégias baseadas em pesquisas na sua comunidade escolar.

 

Mobilidade 4:

How Digital Tools Can Help Running Your School

https://www.teacheracademy.eu/course/digital-tools-for-principals/

Centro de formação Europass Teacher Academy, em Valência, Espanha, de 11 a 16 de março

Diário de Bordo

Descrição do curso:

Administrar uma organização que lida com qualquer tipo de educação é um desafio. Isto provou ser ainda mais desafiador na Era Digital. A gestão organizacional online requer múltiplas ferramentas digitais para ajudar uma organização a fornecer educação de alta qualidade, eficiente, produtiva, imaginativa e criativa.

Com este curso, os participantes aprenderão todas as ferramentas digitais necessárias para manter uma liderança sólida e focada, mas ao mesmo tempo sensível. A motivação dos funcionários e dos alunos é vital. Como resultado, os participantes também aprenderão como gerir de forma eficiente os recursos dos seus funcionários na Era Digital.

O curso aumentará a conscientização sobre todas as necessidades dos alunos, professores e administração, e como atendê-las de forma eficaz. Ao longo do curso, os participantes serão incentivados a criar um plano para aplicar as técnicas recém-ensinadas em todos os níveis de sua própria organização.

O foco estará na compreensão de como se adaptar e superar os desafios para administrar uma organização educacional na Era Digital.

 

Mobilidade 5:

21st Century Skills for Teachers and Students

https://www.teacheracademy.eu/course/21st-century-skills/

Centro de formação Europass Teacher Academy, em Valência, Espanha, de 8 a 13 de abril

Diário de Bordo

Descrição do curso

A nossa sociedade está a tornar-se cada vez mais rápida e cada vez mais exigente. Assim, os alunos parecem estar cada dia menos motivados para aprender conteúdos puros e mais necessitados de competências para construir as suas trajetórias de vida e carreiras profissionais. Ao mesmo tempo, os professores, muitas vezes, sentem que não dispõem de ferramentas eficazes para formar os alunos de hoje e para lidar com os currículos escolares.

Este curso orientará os participantes a encontrar um “compromisso” entre as exigências dos currículos escolares, as motivações dos alunos e a necessidade de desenvolver as suas competências.

Os participantes explorarão recursos, exemplos, prós e contras de diversas metodologias de ensino.

Eles também se envolverão em muitas atividades práticas para planear as aulas como aprendizagem Baseada em Tarefas , aprendizagem Baseada em Projetos e sala de aula invertida . Além disso, terão ideias sobre como possivelmente incorporar recursos visuais para apresentar alguns temas, bem como sobre como avaliar os alunos durante o processo de aprendizagem com o uso de rubricas. 

No final do curso, os participantes deverão estar mais familiarizados com o conceito de competências na educação atual. Eles sentir-se-ão mais criativos ao encontrar soluções personalizadas usando ferramentas como aprendizagem baseada em tarefas, aprendizagem baseada em projetos, sala de aula invertida e estratégia de pensamento visual.

Além disso, serão elaborados planos de aula e atividades com o objetivo de tornar as disciplinas mais úteis para a vida e carreira dos alunos.

 

Mobilidade 6:

Teaching in the AI Age

https://itc-international.eu/erasmusplus/teaching-in-the-ai-age

Centro de formação ITC,em Praga, República Checa, de 22 a 26 de julho

Diário de Bordo

Descrição do curso

Atualmente, não há como escapar ao impacto que a Inteligência Artificial (IA) tem na educação moderna. Este curso foi criado com o objetivo de ser a sua bússola na navegação pelos intrincados caminhos da IA em ambientes educacionais. Levamo-lo a explorar o potencial genuíno da IA para transformar o ensino e a aprendizagem, ao mesmo tempo em que damos a devida atenção aos dilemas éticos e práticos que ela apresenta. O curso adota uma abordagem de espectro completo, oferecendo módulos que vão desde o esclarecimento de equívocos comuns sobre IA até ao desenvolvimento das suas próprias estratégias educacionais facilitadas pela IA. Num cenário educacional em rápida mudança, este curso visa fornecer uma estrutura abrangente, equilibrada e perspicaz para que os educadores se adaptem e prosperem.