Diário de Bordo
Mobilidade 1: Green Skills in Education: Towards a 2050 Zero Emission Society
https://www.teacheracademy.eu/course/green-skills-education/
Centro de formação Europass Teacher Academy, em Viena, Áustria, de 5 a 10 de fevereiro
Descrição do curso:
O mundo está em transição para uma economia mais verde e uma sociedade mais sustentável. A transição terá impacto nos empregos existentes e criará novos: são necessárias novas competências para avançar em direção ao estilo de vida de "Emissões Zero" em 2050, que envolve tanto o domínio profissional como o pessoal, a esfera cognitiva e a esfera interpessoal.
A educação desempenha um papel decisivo na promoção do envolvimento ativo em práticas e estilos de vida mais sustentáveis e representa o primeiro passo para a construção de uma sociedade mais sustentável. As escolas são obrigadas a ajudar os alunos a desenvolver e adquirir competências verdes para serem capazes de enfrentar os desafios do mundo real do futuro.
O curso irá esclarecer como os professores podem tomar medidas para promover as competências verdes dos seus alunos: consciência ambiental, cultura para a inovação, empreendedorismo e competências de comunicação ativa.
Os participantes perceberão como a escola e a educação podem desempenhar um papel fundamental na promoção de competências verdes e no aumento da consciencialização das pessoas sobre a sustentabilidade.
Eles aprenderão como incorporar habilidades verdes no design thinking, um processo de resolução de problemas que busca identificar problemas e encontrar soluções, concentrando-se nas pessoas e comunidades que pretende beneficiar.
Os participantes também aprenderão estratégias práticas para ajudá-los a preparar-se para o futuro.
Diário de Bordo
Programa Erasmus+ KA1, 5 de fevereiro de 2024
As docentes, Alexandra Duarte e Sónia Marques, rumaram a Viena, Áustria, para participar no curso “Green Skills in Education” que decorre de 5 a 9 de fevereiro.
Num edifício ao lado da deslumbrante Ópera de Viena, estes dias serão partilhados com colegas provenientes da Sérvia, Grécia, Países Baixos e Espanha.
A palavra escolhida por nós para resumir este dia é “apresentação”.
A nossa formadora, uma italiana, residente em Berlim, apresentou o programa do curso.
Numa atividade icebreaking, desafiou-nos a apresentar outro formando, com base numa curta conversa a pares e num restrito ID.
Chegou a vez de conhecer as escolas, tendo sido todo o grupo presenteado com belíssimas apresentações dos países participantes.
Ansiosas pelas partilhas sustentáveis de amanhã!
Programa Erasmus+ KA1, 6 de fevereiro de 2024
Numa primeira abordagem ao tema, desenvolveram-se dinâmicas de brainstorming sobre o conceito sustentabilidade.
Devemos priorizar todas as formas de vida, não só as necessidades do homem, para um desenvolvimento verde e sustentável. É urgente a aquisição individual de Green Skills para uma ação coletiva nas escolas e nas suas comunidades para a preservação dos recursos do planeta, de acordo com os objetivos da Agenda 2030 e o European Green Deal 2050 [The European Green Deal - European Commission (europa.eu)].
Neste dinâmico e motivado grupo fervilharam ideias sobre como contribuir para o cumprimento dos objetivos europeus, sempre partilhadas de forma positiva. Assim, a cada formando foi pedida a elaboração de uma driving question, identificando um problema ambiental, para discutir na próxima sessão.
Programa Erasmus+ KA1, 7 de fevereiro de 2024
Design Thinking
Para o desenvolvimento de qualquer projeto, torna-se importante o conhecimento do DT.
Para isso, durante esta sessão, os formandos aplicaram as fases do DT, idealizando e construindo um protótipo, usando apenas alguns materiais disponibilizados.
Hands on
Trabalhámos em pequenos grupos, priorizando a comunicação e a colaboração em todo o processo.
Obtivemos excelentes resultados!
Programa Erasmus+ KA1, 8 de fevereiro de 2024
Green Skills in Education: Towards a 2050 Zero Emission Society
No rescaldo do trabalho do dia anterior, concluímos que depois de testar o processo/produto, poderá ser necessário redefini-lo.
Hoje foi dia de identificar um problema relacionado com sustentabilidade existente na nossa comunidade educativa, a partir da elaboração de uma driving question.
Com base em entrevistas ao público-alvo, ficámos a conhecer as suas necessidades, permitindo definir atividades de brainstorming, partilha de conhecimento, procura de fontes e espaços para inspiração, sempre com a colaboração dos users, dando atenção ao feedback dos nossos alunos.
Todo este processo pode ser desenhado em rascunho, que será um ponto de partida a ser apresentado a todos os colaboradores. Ficou clara a mensagem para o amanhã:
Nós somos o exemplo. A sustentabilidade começa em cada um de nós, em qualquer lugar e a qualquer hora, para criar um compromisso coletivo.
Programa Erasmus+ KA1, 9 de fevereiro de 2024
Green Skills in Education: Towards a 2050 Zero Emission Society
Neste dia, os momentos de partilha continuaram, e com inspiração mútua e team work, fomos enriquecendo o projeto desenhado inicialmente por cada um dos grupos. Esta atitude colaborativa, sempre numa dinâmica motivadora, culminou com a apresentação dos trabalhos finais para possível implementação nas nossas escolas.
Nos momentos finais do curso, todos nós recebemos o certificado!
Programa Erasmus+ KA1, 10 de fevereiro de 2024
Green Skills in Education: Towards a 2050 Zero Emission Society
Após uma semana de trabalho intenso, tivemos um dia para explorar a riqueza cultural da cidade anfitriã, Viena!