Mobilidade 4:
How Digital Tools Can Help Running Your School
https://www.teacheracademy.eu/course/digital-tools-for-principals/
Centro de formação Europass Teacher Academy, em Valência, Espanha, de 11 a 16 de março
Descrição do curso:
Administrar uma organização que lida com qualquer tipo de educação é um desafio. Isto provou ser ainda mais desafiador na Era Digital. A gestão organizacional online requer múltiplas ferramentas digitais para ajudar uma organização a fornecer educação de alta qualidade, eficiente, produtiva, imaginativa e criativa.
Com este curso, os participantes aprenderão todas as ferramentas digitais necessárias para manter uma liderança sólida e focada, mas ao mesmo tempo sensível. A motivação dos funcionários e dos alunos é vital. Como resultado, os participantes também aprenderão como gerir de forma eficiente os recursos dos seus funcionários na Era Digital.
O curso aumentará a conscientização sobre todas as necessidades dos alunos, professores e administração, e como atendê-las de forma eficaz. Ao longo do curso, os participantes serão incentivados a criar um plano para aplicar as técnicas recém-ensinadas em todos os níveis de sua própria organização.
O foco estará na compreensão de como se adaptar e superar os desafios para administrar uma organização educacional na Era Digital.
Diário de Bordo
Dia 1: 11 de março
Pelas 9:30 da manhã, 7 docentes de vários países europeus (Letónia, Bulgária e Portugal, representado pela docente Sílvia esteves) foram recebidos pela formadora da Europass Teacher Academy, Maria Honrubia, para dar início ao curso “How Digital Tools Can Help Running Your School”.
Neste primeiro encontro, a Formadora começou por apresentar o programa do curso e com uma pequena atividade de quebra-gelo, de forma muito divertida, fez-nos descobrir vários aspetos da história, cultura e gastronomia de Valência.
Seguiram-se as apresentações dos vários participantes e das respetivas escolas.
Amanhã dar-se-á início ao programa do curso com o tema “The importance of digital tools for efficient school management”.
Dia 2: 12 de março
Neste 2.º dia do curso, foi abordada a questão das “Digital Competences of Educatores” e a importância das ferramentas digitais para uma gestão escolar eficiente.
Falámos também das redes sociais no contexto educativo como instrumentos de comunicação, tanto interna como externa, e das suas potencialidades na valorização da Escola e de todos os seus intervenientes. Terminámos a aula com a incontornável Inteligência Artificial e as inúmeras aplicações que esta oferece no âmbito da prática pedagógica, assim como a forma como esta nova realidade irá inevitavelmente transformar e revolucionar não só a forma de ensinar como também a forma de aprender.
A tarde foi dedicada à descoberta do centro histórico da cidade de Valência, na companhia da nossa guia turística Adela Cano. O ambiente que aqui se vive na cidade por estes dias é mágico, devido à proximidade das festas tradicionais locais “Las Fallas”, declaradas Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO desde 2016.
Dia 3: 13 de março
Neste 3.º dia de formação, começámos por explorar uma plataforma digital que permite uma gestão simplificada das várias redes sociais utilizadas pela escola: a Metricool.
Foram-nos, também, apresentadas outras duas plataformas digitais de apoio ao trabalho colaborativo: a Flip e a Goosechase e, no sentido de nos familiarizarmos com as mesmas, a formadora desafiou-nos a realizar algumas tarefas práticas que pudemos desenvolver em pequenos grupos/equipas.
O resto da manhã foi dedicado à análise do conceito de EQUIPA (Team) e à forma como as equipas funcionam e se desenvolvem, passando, de acordo com o modelo de Tuckman, por várias fases/etapas: Forming, Storming, Norming, Performing e Adjourning.
A tarde foi de tempo livre para poder exploração um pouco mais a maravilhosa cidade de Valência e as suas tradições.
Dia 4: 14 de março
Hoje, 4.º dia de formação, foi dia de analisar e compreender o papel que cada membro tem ou pode assume no seio de uma equipa, segundo Belbin (“The 9 Belbin´s Team Role”).
Trabalhámos, também, o conceito de “Cultura de Escola” e a forma como o papel do leader da escola pode ser determinante na construção de uma cultura positiva.
Como hoje se deu oficialmente início aos grandes festejos de Valência, durante a tarde, partimos à descoberta das “Fallas” mais bonitas da cidade.
Dia 5: 15 de março
Neste 5.º e último dia de formação, explorámos mais umas aplicações digitais para a promoção do trabalho colaborativo: Trello e Canva. Fomos desafiados a elaborar um plano de projeto europeu que envolvesse as escolas dos vários docentes presentes na formação. No final da manhã, fizemos o balanço da formação e recebemos o diploma de participação. Partilhámos contactos e despedimo-nos, na espera de nos podermos voltar a encontrar, quem sabe, numa outra formação ou num projeto Erasmus+.