Mobilidade 3:
Stress Management and Recognition: Key Strategies for Teachers
https://www.teacheracademy.eu/course/stress-management-for-teachers/
Centro de formação Europass Academy of Creativity, S.L., em Barcelona, Espanha, de 11 a 16 de março
Descrição do curso:
Ensinar pode ser uma das profissões mais bonitas, mas também uma das mais desafiadoras. Como mostram pesquisas recentes, os professores sofrem, na verdade, mais stresse do que a maioria dos outros trabalhadores. Ao mesmo tempo, os estudantes também relatam frequentemente o impacto negativo do stress no seu humor, comportamento e desempenho académico.
Mas há algo que os educadores possam fazer para gerir o stress e prevenir os seus inconvenientes?
Este curso foi concebido precisamente para fornecer aos professores ferramentas e estratégias eficazes para lidar com o seu próprio stresse e o de seus alunos. Através de atividades práticas, os participantes aprenderão como promover o seu próprio bem-estar e manter um clima favorável na sala de aula.
O curso apresenta as mais recentes evidências científicas sobre os benefícios dos programas de redução do stresse, especialmente em ambientes escolares. Aos participantes serão apresentados os efeitos do stresse e da ansiedade na aprendizagem e como ajudar os alunos a prevenir e a controlar o stresse.
O curso apresentará, portanto, uma experiência direta das técnicas de relaxamento mais úteis para serem usadas na sala de aula e fora dela. Os participantes também terão a oportunidade de se focar na inteligência emocional e na regulação emocional como habilidades poderosas para lidar com o stresse.
No final do curso, os participantes terão adquirido conhecimento sobre as formas mais eficazes de lidar com o stresse e serão capazes de aplicar estratégias baseadas em pesquisas na sua comunidade escolar.
Diário de Bordo
“Stress Management and Recognition: Key Strategies for Teachers” (Valência, Espanha) – docentes Franca Santos e Maria Gentil
Dia 1: 11 de março
No primeiro dia do curso, ficámos a conhecer as colegas que partilharão connosco os seis dias de formação. São provenientes de Itália, Malta, Finlândia e Eslovénia.
Depois das apresentações, partilhámos a nossa opinião sobre as causas do stresse na profissão docente. O momento seguinte foi preenchido por uma dinâmica "quebra-gelo" que nos permitiu ficar a conhecer melhor cada uma das participantes.
Por fim, foram apresentadas as escolas de origem de todas as formandas.
Dia 2: 12 de março
Hoje começámos o dia com um exercício de "breathing meditation", seguido por um momento de partilha sobre algumas questões desafiantes: "o que me provoca stresse na minha profissão e na minha vida privada?", "o que posso fazer?", "como me sinto fisicamente quando estou em stresse?"
O segundo momento da formação foi preenchido pela exposição de algumas estratégias e atitudes a tomar para reduzir o stress.
Terminámos o dia com um exercício de meditação.
Dia 3: 13 de março
Hoje o dia foi dedicado a analisar a relação entre o corpo, a mente e as emoções. Depois de um exercício de relaxamento, em que aprendemos a melhorar a consciência que temos do corpo, refletimos acerca da atenção que damos aos sinais de stresse que o corpo nos dá e como podemos responder-lhes, através de um exercício de meditação orientada.
Por fim, aprendemos sobre regulação emocional e sobre os diferentes passos para chegar à aceitação das emoções.
Dia 4: 14 de março
Hoje foi "the day without stress". Durante a manhã, aprendemos como evitar o stresse fazendo "walking meditation", "body scan" e Yoga. De tarde, pusemos em prática as técnicas aprendidas e terminámos o dia com uma visita cultural a sítios icónicos da bonita cidade de Barcelona.
Dia 5: 15 de março
Hoje começámos as atividades com um exercício de "empty mind".
Depois de conhecermos algumas técnicas para reduzir o stresse na sala de aula, refletimos sobre as vantagens da Bondade, da Gratidão e da Felicidade na redução do stresse e terminámos com um exercício de "Grateful Meditation". Os trabalhos terminaram com a apresentação de sugestões para a elaboração de um plano de Bem-Estar na escola e na nossa vida pessoal.
Por fim, recebemos os Certificados de frequência da ação.
Dia 6: 16 de março
O último dia da nossa formação teve, como ponto central, um passeio cultural pelos pontos mais turísticos da cidade Barcelona.
Percorremos a cidade num autocarro turístico. Visitámos o centro cultural Sant Pau, primeiro edifício modernista de Barcelona, o Poble Espanyol, parque que mistura história, cultura e lazer, onde tivemos oportunidade de visitar o Museu de Arte Contemporânea, e terminámos o dia no Parque Güell, o mais famoso de Barcelona, construído no início do séc. XX, por Antonio Gaudí.