As seis cidades que receberam os alunos erasmistas da ESALV no ano letivo 2018/19 causaram uma grande impacto nas suas vidas, na forma como veem o mundo e, sem dúvida, no seu futuro profissional.
Estas mobilidades são um verdadeiro incentivo da criatividade, da inovação e do espírito empreendedor, uma promoção da igualdade e da coesão social e da cidadania ativa dos nossos jovens. E tudo isto tem grande retorno para a escola, também.
![]() |
Barcelona
As quatro alunas do Curso Profissional Técnico de Apoio à Infância realizaram o seu estágio internacional na cidade de Barcelona, na “Escuela Infantil Mafalda”. Durante os dois meses foram rodando de sala em sala, trabalhando com crianças de idades diferentes, de modo a enriquecerem a sua experiência profissional.
Bournemouth
Os alunos que, durante dois meses estiveram em Bournemouth (Reino Unido), ficaram instalados numa casa de família. Foram muito bem acolhidos o que contribuiu para a sua fácil adaptação. Apesar de residirem em Boscombe e terem de se deslocar todos os dias para a cidade, não impediu que aproveitassem muito bem o seu tempo, visitando, sempre que possível, as redondezas. Foram várias as empresas que receberam estes quatro alunos do Curso Profissional Técnico de Audiovisuais durante dois meses. Podemos salientar a Mail boxes, Bournemouth rooms e The led sign. Nesta cidade inglesa permaneceu também, durante seis meses, a aluna de Erasmus PRO.
Cork
Os dois alunos do Curso Profissional de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade estagiaram durante dois meses na cidade irlandesa de Cork. Foram alojados em casa de famílias que os acolheram muito bem. As agências de Viagem onde estiveram proporcionaram uma excelente aprendizagem permitindo, também, o contacto com outros estagiários de diferentes países. Em termos profissionais e pessoais, uma experiência que não se esquece.
Málaga
Málaga, no sul de Espanha, acolheu duas alunas do Curso Profissional Técnico de Comércio. Apesar de trabalharem na mesma empresa, estavam em zonas diferentes da cidade. Mesmo com horários, por vezes, difíceis, estas alunas aproveitaram sempre para realizar visitas à cidade e arredores. Foi uma experiência muito rica em termos profissionais, gastronómicos e culturais.
Rimini
Em Rimini, Itália, as três alunas do Curso Profissional de Estética estagiaram em locais diferentes. Eram Gabinetes de Estética que obrigavam a comunicar, muitas das vezes em italiano, pois nem sempre era possível em inglês. Foi um dos grupos que mais viajou numa perspetiva de conhecer o maior número de cidades italianas, das quais se destacam Florença, Pisa, San Marino, Veneza. Foi um trabalho intenso em termos profissionais e muito rico em termos culturais.
Sofia
Sofia, capital da Bulgária, foi o destino dos quatro alunos do Curso Profissional Técnico de Design Gráfico. Durante os dois meses houve bastante neve e frio. Contudo, a cidade foi muito acolhedora e as empresas também. Um dos alunos tinha problemas auditivos e foi acompanhado por uma intérprete de Língua Gestual Portuguesa durante as duas primeiras semanas, o que facilitou bastante a sua integração. Apesar dos voos longos, valeu muito a pena!
ErasmusPro
Erasmus PRO é um estágio internacional para alunos pós-formados, isto é, que terminaram o seu curso profissional no ano anterior e pretendem ter uma experiência mais alargada. É um “long term VET”, com a duração de 6 meses. Estes alunos selecionados já tinham participado no programa Erasmus+ de 2 meses. A Lada esteve em Bournemouth, Reino Unido e o Danilo em Barcelona, Espanha, de fevereiro a agosto.
Sevilha
Este ano, 2019/2020, a Cláudia Ferreira, aluna recém-formada de Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais, foi a nossa formanda ErasmusPRO.
Cumpriu a sua formação em Sevilha – Espanha, na empresa METTRE – Producciones audiovisuales.
A sua Mobilidade para Aprendizagem – Estágio Internacional, no âmbito do Programa ERASMUS +, estava prevista realizar-se entre os dia 4 de janeiro e 4 de julho de 2020 (6 meses). E, embora não tivesse concluído a sua formação por motivos de força maior devido à situação de pandemia por COVID-19, tendo regressado antecipadamente a Portugal, a Cláudia teve a oportunidade de viver e experienciar momentos extraordinários.