No dia 17 de abril, no âmbito do projeto Erasmus+, 9 alunos do 3º ano, de vários cursos profissionais, da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, rumaram com destino a Saragoça, Espanha, para realizarem os estágios internacionais em empresas da sua área de formação.
Os 4 alunos do curso de Design e Comunicação Gráfica, os 3 alunos de Comunicação e Marketing e as 2 alunas de Comércio foram acompanhados pelas professoras Anabela Jordão, Carla Lopes e Marília Oliveira, que também participaram nas atividades de receção e integração do parceiro Asociación MUNDUS e ajudaram os alunos nos primeiros dias desta aventura.
Os estágios têm a duração de dois meses e por objetivo proporcionar uma experiência única enriquecedora a vários níveis: cultural, pessoal, académico e profissional. O regresso dos alunos está previsto para o dia 17 de junho.
Os alunos têm oportunidade de contactar com outras culturas profissionais, aprender e aperfeiçoar outra língua, praticar a gestão pessoal do tempo, espaço e dinheiro.
Não podemos esquecer a perspetiva de conhecer a cidade de Saragoça, apreender a cultura do país anfitrião e levar o nome da nossa escola mais além.
Equipa de Erasmus+
Bilbau, Espanha
No dia 27 de fevereiro, no âmbito do projeto Erasmus+, uma aluna do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde, da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, deslocou-se a Bilbau, Espanha, para realizar o estágio internacional Erasmus PRO na instituição Residencia Bizkotxalde, um lar de 3ª idade.
O estágio teve a duração de, aproximadamente, cinco meses e teve por objetivo, além do aperfeiçoamento das competências adquiridas ao longo dos 3 anos de ensino profissional, proporcionar uma experiência única enriquecedora a vários níveis: cultural, pessoal, académico e profissional. A aluna regressou no dia 14 de julho, tendo feito um balanço muito positivo da sua experiência. A Escola elogia a sua determinação e resiliência por ter abraçado este desafio de forma tão independente.
A Lara Correia teve a oportunidade de contactar com outras culturas e dinâmicas profissionais, aprender e aperfeiçoar outras línguas, melhorar a sua autonomia pessoal e social, uma vez que esta aluna realizou uma mobilidade de curta duração no ano letivo anterior, na cidade de Barcelona, onde já teve a oportunidade de praticar a gestão pessoal do tempo, espaço e dinheiro.
Salientamos a experiência gratificante que é conhecer a cidade de Bilbau, apreender a cultura do país anfitrião e levar o nome da nossa escola mais além.