Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (400725)
Rua Francisco Clemente - Rego d'Água, 2419-004 Leiria | direcao@esalv.edu.pt  | secretaria@esalv.edu.pt | 244880000 |  NIF: 600000788

                 

 

Diário de bordo - Gerir uma sala de aula diversificada: enfrentar os próximos desafios

https://www.teacheracademy.eu/course/diverse-classrooms-facing-challenges/

Centro de formação Europass Teacher Academy, em Florença, de 20 a 25 de fevereiro de 2023

 

Diário de bordo - Incentivar o Pensamento Criativo

https://www.itc-international.eu/erasmusplus/encouraging-creative-thinking

Centro de formação ICT Internacional, em Praga, de 27 a 31 de março de 2023

 

Diário de bordo - Abordagens Inovadoras de Ensino

https://www.itc-international.eu/erasmusplus/innovative-approaches-to-teaching

Centro de formação ITC, em Praga, de 3 a 7 de julho de 2023

 

 

Gerir uma sala de aula diversificada: enfrentar os próximos desafios

https://www.teacheracademy.eu/course/diverse-classrooms-facing-challenges/

Centro de formação Europass Teacher Academy, em Florença, de 20 a 25 de fevereiro de 2023

Descrição do Curso

Este curso destina-se a professores que trabalham em salas de aula diversificadas com alunos desfavorecidos, incluindo alunos migrantes e imigrantes e crianças com necessidades educativas especiais.
O curso foi elaborado para participantes que pretendem aprender mais sobre como gerir suas salas de aula heterogéneas de forma eficaz, incentivando a participação e o desempenho de todos os alunos usando os mais recentes métodos e ferramentas de ensino.
Os participantes aprenderão mais sobre como administrar uma sala de aula através da aprendizagem experiencial e serão incentivados à reflexão, discussão e partilha de boas práticas sobre as questões desafiadoras da sala de aula contemporânea.
Com recurso a atividades envolventes, os participantes desenvolverão maneiras inovadoras de aumentar a motivação e a colaboração entre os alunos, estabelecer regras de sala de aula e desenvolver trabalhos em pares e em grupo, bem como estratégias preventivas e criativas de gestão de sala de aula para incentivar os alunos a refletir sobre o seu próprio comportamento em sala de aula.

"Diário de bordo"

Dia 1 - 20 de fevereiro de 2023

No âmbito do Programa Erasmus+ KA1, as docentes Alexandra Duarte e Sónia Marques, rumaram a Florença, Itália para participarem no curso “Managing a Diverse Classroom: Facing Upcoming Challenges” que decorre de 20 a 25 de fevereiro.

Durante esta semana os momentos serão de partilha de vivências entre colegas provenientes da Alemanha, Espanha e Polónia.

Após uma fascinante caminhada matinal pelas deslumbrantes ruas de Florença, foi descoberto o local de trabalho desta semana.

A formadora iniciou o curso, foram realizadas icebreaking activites, com a apresentação de todas as presentes, das suas expetativas e de duas das escolas participantes.

No sentido de explorar o tema do curso, desenvolveram-se dinâmicas de brainstorming e hands on, nomeadamente a criação de um mindmap de diversidade e inclusão.

A odisseia continua amanhã!

 

Dia 2 - 21 de fevereiro de 2023

Um novo dia nos esperava.

Começou com tarefas difíceis:

O que é motivação?…

O que é inspiração?…

Todas tínhamos de encontrar respostas...

Visionámos pequenos vídeos como ponto de partida para este debate, que despertaram em nós emoções difíceis de gerir. Ficou clara a importância da motivação do professor, tal como a do aluno, recorrendo à body language no sentido de criar ambientes empáticos.

A diversidade deve ser encarada não só como um desafio, mas também como uma mão cheia de oportunidades.

No momento hands on, analisámos e refletimos sobre as competências ajustadas para trabalhar a diversidade dos nossos alunos, “calçando os sapatos do outro”, prestando verdadeira atenção a cada um.

 

Dia 3 - 22 de fevereiro de 2023

O dia de hoje foi dedicado à reflexão sobre comportamentos difíceis, como lidar com eles e a necessidade de criar regras que todos conheçam e compreendam, podendo ser definidas pelo professor e pelos alunos.

Tornou-se evidente que existem áreas de competências que os professores necessitam de desenvolver: knowledge, skills e attitudes, para resolver problemas relacionados com o confronto intercultural, nomeadamente, a aquisição de conhecimentos sobre várias culturas, o ouvir e o observar e praticar o respeito, a curiosidade e a descoberta.

Positive education é uma ferramenta que pode ser usada para alcançar este objetivo. Neste sentido, os exercícios hands on aplicaram esta dinâmica, como exemplo do que podemos fazer com os nossos alunos.

O simpático grupo foi presenteado com uma visita guiada a Florença escondida. Muito teríamos para dizer, mas registam-se apenas duas ideias:

- vestígios de uma igreja  que foi destruída no séc. XVI para dar lugar a uma larga rua de acesso à cidade comercial. Dela restam apenas alguns apontamentos, como os arcos que se observam na imagem.

- a probabilidade de ter existido um grande anfiteatro em Florença, na Via Torta, na altura do Império Romano, como parece comprovar a configuração de alguns edifícios, muito alterados com o passar do tempo.

Dia 4 - 23 de fevereiro de 2023

A ESALV esteve hoje em destaque. Fizemos a nossa apresentação!

De acordo com o plano da sessão, foi dada importância às estratégias de aprendizagem ativa, colocando-as agora em prática, numa aula onde a diversidade é rainha. Foi-nos pedido para interpretar uma personagem adolescente e expormos a sua opinião sobre Gender Inclusive Terms, com base nas nossas experiências com jovens adolescentes. Aceitámos a sugestão e concluímos, em conjunto, que se trata de um desafio dominar toda uma nova linguagem, embora ainda haja um mas.

Duas das estratégias ativas são psicologia positiva e educação para a resiliência. Estas estratégias são de extrema importância, por exemplo, para a prevenção do bullying, cada vez mais presente em contexto multicultural. Este tema pode ser desenvolvido recorrendo às metodologias TBL (Task-Based Learning) e PBL (Project-Based Learning), que permitem aprendizagens dinâmicas, autónomas e colaborativas. Ambas permitem dar voz aos alunos e exigem um produto final, sendo o PBL um processo mais moroso.

Este dia rico em aprendizagens terminou com uma sessão na Biblioteca delle Oblate, com vista privilegiada para a cúpula da catedral de Florença.

Dia 5 - 24 de fevereiro de 2023

Hoje foi dia de planificar uma aula, em pequenos grupos, com estratégias muito dinâmicas e diversificadas, colocando em prática o TBL. Decidiu-se qual a driving question, as regras para o trabalho, apresentou-se a solução para a questão e definiram-se parâmetros claros de avaliação, como por exemplo, feedback, portfólio,  rubricas, check list, autoavaliação e heteroavaliação.

Nesta atividade usaram-se jogos, postais, construções, no sentido de relaxar, absorver e usar as mãos sem tecnologia. Estas atividades foram divertidas, criativas, relaxantes, eficazes e aproximaram ainda mais o grupo.

Fez-se o balanço das atividades desenvolvidas no curso e terminamos com a entrega dos certificados de participação.

Grandes aventuras nos esperam amanhã…

 

Dia 6 - 25 de fevereiro de 2023

As grandes aventuras de hoje…

 

 

Incentivar o Pensamento Criativo

https://www.itc-international.eu/erasmusplus/encouraging-creative-thinking

Centro de formação ICT Internacional, em Praga, de 27 a 31 de março de 2023

Visão geral do curso

O pensamento criativo é considerado uma competência chave no século XXI.
O curso Incentivar o Pensamento Criativo (ECT) não desafiará apenas a sua própria criatividade, mas também fornecerá métodos inovadores que estimularão e desenvolverão a criatividade.

 

 No âmbito do Programa Erasmus+ KA1 a Diretora da escola, Celeste Frazão, a Coordenadora dos Cursos Profissionais, Ana Cristina Alves e o Intérprete de Lingua Gestual Portuguesa, Renato Coelho estão a frequentar o curso de formação intitulada "Incentivar o Pensamento Criativo", em Praga, República Checa, no período de 27 a 31 de março de 2023.

"Diário de bordo"

Dia 1 - 27 de março de 2023

Iniciamos a nossa formação em Encouraging Creative Thinking executando algumas tarefas de “ice-breaking”, que podem ser igualmente utilizadas em estratégias de grupo em sala de aula.
A primeira atividade consistiu na apresentação de características comuns entre os grupos do mesmo país, e, também características individuais: o que nos une e o que nos evidencia; conseguem perceber qual foi a nossa apresentação? Somos uns verdadeiros artistas!!!

No período da tarde participámos numa visita guiadas pela cidade de Praga. Conhecemos os principais monumentos e algumas características particulares da cultura Checa. Já agora, sabiam que o Einstein foi professor universitário em Praga?

Foi uma visita guiada fantástica!!!
Amanhã há mais!!!!

Dia 2 - 28 de março de 2023

O tema da formação de hoje foi: Utilização das TIC para estimular a Criatividade/Avaliação.

Iniciamos a ação usando a aplicação Skribbl.io. Cada participante/jogador desenhava a palavra escolhida e os outros participantes deveriam adivinhar para ganhar pontos. É uma espécie de Pictionary virtual, sempre com valências pedagógicas.

Num segundo momento do trabalho foi-nos atribuída uma atividade, através da leitura QR Code, a desenvolver ao ar livre, que consistiu na identificação e registo fotográfico da respetiva palavra (exemplos: animal, figura geométrica, plantas…).

Na segunda parte do dia de formação, o tema foi a “estimulação do pensamento criativo”. Como base de trabalho, a formadora baseou-se na taxonomia de Bloom (anterior e a atual). Foram desenvolvidas atividades, que através de frases propostas iriamos fazer corresponder a cada uma a taxonomia de Bloom. Foram ainda colocadas questões no âmbito do estímulo da criatividade, em que se deve ter um diálogo estimulante com os alunos, promotor da criatividade, do pensamento crítico, e principalmente, saberem questionar o que os rodeia.

Dia 3 - 29 de março de 2023

Hoje retomamos a discussão sobre a aplicação de metodologias relacionadas com o estímulo do pensamento crítico aos alunos. Tendo como estratégia trabalhar o conceito, por exemplo, Oceano, e a partir deste devermos trabalhar o campo lexical que os alunos conhecem e dominam para o seu quotidiano. Em grande grupo, é feita a discussão sobre os conceitos lançados e a conotação positiva e/ou negativa. Como resultado conseguiu-se ampliar o conhecimento generalizado do publico alvo.

Outra atividade interessante, envolveu o visionamento de um documentário (https://www.youtube.com/watch?v=bOOI5LbQ9B8), e posterior critica: listar o que via, e em frente fazer uma descrição pessoal. No final, juntando todas as observações teceu-se uma linha de pensamento de forma a consciencializar os alunos para o problema emitido pelo documentário.

Após as tarefas de foro teórico, iniciamos as tarefas de expressão corporal e dramatização, tendo como finalidade o treino da memória, sequência de movimentos e respetiva coordenação. Também, este tipo de atividades aproxima os elementos do grupo pois as atividades são executadas em conjunto. O trabalho em grupo é bastante valorizado na construção da identidade individual e construção do pensamento criativo.

No período da tarde, debruçamo-nos na discussão do conceito Metacognição. Esta é a capacidade de todo o ser humano tem de monitorar e autorregular os próprios processos cognitivos. Este conceito foi explorado através de uma leitura de um texto de ficção e, com base na sua veracidade ou não, testávamos os limites do nosso pensamento, ou, pelo contrário, expandíamos a nossa capacidade de abstração e de critica face ao trabalhado e conseguido em grupo.

Terminámos o dia a conhecer mais uns recantos da capital da Chéquia.

 

Dia 4 - 30 de março de 2023

DIA 4
Hoje foi aprofundada a temática subordinada ao tema “Boas perguntas”. O objetivo será desenvolver competências relevantes e de alto nível, nomeadamente a criatividade, o pensamento crítico como solução inovadora para alcançar o sucesso das aprendizagens. Foi desenvolvia a prática em trabalhos de grupo, onde foram aplicados os seguintes exercícios:
- Descrever as vantagens e as desvantagens do trabalho de grupo com alunos;
- Elaborar uma lista com possíveis questões que os alunos colocariam para nós, a fim de proceder à sua auto-avaliação no âmbito do trabalho de grupo;
- Proceder à criação de grupos de trabalho, através de exemplos práticos, nomeadamente o nome a equipa/ grupo de trabalho;
- Jogo com cubos e pequenos elásticos, como forma de testar a capacidade que cada um tem em trabalhar em grupo.

No final das atividades foi feita a reflexão em grupo acerca das diferentes estratégias adotadas e das suas vantagens.
Foi realizada uma outra dinâmica a fim de serem discutidas as vantagens e as desvantagens do uso do telemóvel em sala de aula.
Como resultado conseguimos alcançar o método OREO (Opinião, Razão, Exemplos e Opinião). Este conceito não fica atrás das bolachas 😊!!!!
Por último, através do método I.N.S.E.R.T., foi apresentada uma grelha com uma escala de classificação que permite ao professor aferir de forma mais objetiva os conhecimentos dos alunos, contribuindo assim, para a planificação das suas aulas e consequentemente, para o sucesso das aprendizagens.

 

Dia 5 - 31 de março de 2023

Finalmente, chegou o último dia de formação. Cada grupo fez uma breve apresentação das suas escolas e da respetiva comunidade educativa. Todas as apresentações continham bastante mérito nos seus projetos curriculares, bem como nos seus clubes e atividades extracurriculares.

Como tópico de análise, foi explicada a ação em como o professor deve insurgir nos seus alunos a “reflexão” das suas aprendizagens, através das ferramentas/dinâmicas abaixo descritas:

- TIC-TAC-TOES , “jogo da velha”, em que nesta atividade são escolhidas três questões e as respetivas respostas.

- Exits Ticket – “bilhete de saída”

- Método HHH (Head, Heart, Hand)

- Reflexão baseada num conjunto de critérios através de uma checklist

- Método PMI (Green, Pink, Yellow)

- Ação Brainstorming (STOP, Do LESS, KEEP DOING, Do MORE, START)

- Estilos de aprendizagens através da visão, audição e tato

- Inteligência múltipla

- Tipologia MBTI (MYERS BRIGGS PERSANLITY TYPES) apresentando diversos tipos de personalidade.

Por último, aproveitando as cartas do jogo DIXIT cada elemento da formação escolheu duas cartas que figurassem o impacto que este curso teve para cada um dos participantes.. Terminámos assim, com uma reflexão sobre a importância deste curso, do seu impacto na nossa profissão e consequentemente, no sucesso dos nossos alunos, bem como na forma de disseminação pelos nossos pares.

 

Abordagens Inovadoras de Ensino

https://www.itc-international.eu/erasmusplus/innovative-approaches-to-teaching

Centro de formação ITC, em Praga, de 3 a 7 de julho de 2023

Visão geral do curso

O curso “Abordagens Inovadoras de Ensino” é um guia prático que ajuda a melhorar a qualidade e a eficácia do processo educacional em qualquer sala de aula. Incentivar a criatividade, organizar projetos, integrar alunos minoritários ou utilizar as TIC como ferramenta para desenvolver o pensamento crítico são exemplos de módulos do curso que irão alargar o seu potencial pedagógico e motivar os seus alunos.

 

"Diário de bordo"

Dia 1 - 3 de julho de 2023

No âmbito do Programa Erasmus+ KA1, a docente Marília Oliveira, deslocou-se a Praga, Chéquia, para participar no curso "Innovative Approaches to Teaching” que decorre de 03 a 07 de julho.

Espera-se , durante esta semana, momentos de grande partilha de vivências entre colegas provenientes da Madeira, Espanha, Chipre, Grécia e Itália.

A manhã iniciou-se com a viagem de “tramway” para o local de realização do curso, na Universidade de Praga, tendo a formadora (Petra) dado início com as apresentações dos professores dos vários países e, de seguida, foram realizadas “icebreaking activites”, através da atividade "ladybird".

No sentido de dar início ao tema do curso, foram promovidas atividades em grupo, com vista ao diagnóstico das competências necessárias para o aluno do século XXI.

Da parte da tarde, o grupo usufruiu de uma "city tour", visita guiada por um guia local, que teve início no local do curso, passando pelo Castelo de Praga e terminando junto ao famoso relógio de Praga.

Para amanhã, espera-se mais um dia intenso, repleto de novas aprendizagens e partilha entre os professores das várias nacionalidades.

 

Dia 2 - 4 de julho de 2023

Durante o dia de hoje vivemos mais momentos de grande partilha entre colegas provenientes da Madeira, Espanha, Chipre, Grécia e Itália.

A manhã foi dedicada ao Blended Learning (online+face a face). Experimentámos várias apps e plataformas online que permitem ambos os sistemas de aprendizagem (Ed puzzle; insertlearning.com; liveworksheets.com e chat GPT).

Da parte da tarde, a formadora (Petra) continuou com atividades em grupo, nomeadamente "warm up games and brainstorming", "playing with key words", "scramble words" e jogos de tabuleiro para terminar.

Mais uma vez, estivemos em contexto de blended learnig.

Para amanhã, espera-se mais um dia intenso, repleto de novas aprendizagens e partilha entre os professores das várias nacionalidades.

 

Dia 3 - 5 de julho de 2023

Iniciámos o 3º dia de formação com um círculo de discussão entre os vários participantes do curso em trabalho de pares, a tentar descortinar boas memórias passadas (por ex.º, primeira viagem de avião; a primeira professora primária...). De seguida, a atividade, de seu nome "double diary" estava ligada ao visionamento de um filme sobre a “PANIPAT”, e posterior discussão/preenchimento do guião "see/think".

Seguidamente, demos continuidade à formação com mais tarefas de "assessment for students", nomeadamente, o "Jigsaw Reading", o PMI (Plus; minus; interested) e o "Reflection with sentence starter", entre outros.

Durante o dia de hoje, vivemos mais momentos de muita partilha entre os vários professores provenientes da Ilha da Madeira, Espanha, Chipre, Grécia e Itália e, amanhã, continuará a ser, certamente, um dia repleto de novas aprendizagens.

 

Dia 4 - 6 de julho de 2023

Iniciámos o 4º dia de formação com mais uma atividade quebra-gelo. No dia de hoje a atividade inicial intitulava-se "Tell us about..." e pretendia gerar o debate entre os vários participantes do curso sobre os aspetos positivos ou negativos de Praga. De seguida, a atividade, "Goosechaise" obrigou-nos a sair para o exterior e a falar com os transeuntes da rua. O objetivo era realizar desafios e missões, utilizando o telemóvel.

De seguida tomámos contacto com mais uma app, o “makebeliefscomix”, que podemos utilizar com os alunos para trabalho colaborativo.

Durante o dia de hoje, vivemos mais momentos de muita partilha entre os professores provenientes de vários pontos da Europa e, para amanhã, espera-se mais um dia intenso, repleto de novas aprendizagens.

Durante a tarde, usufruímos mais um momento cultural de "sightseeinh" pela cidade.

 

Dia 5 - 7 de julho de 2023

Iniciámos o último dia de formação com mais uma atividade Brainstorming. Seguidamente, a atividade proposta utilizava a taxonomia de Bloom (evaluate; synthesis; analyze; aply; understand e remember) e foi introdutória para o “inquiry-based learning”, aprender-fazendo. De seguida, iniciámos uma atividade baseada no método TBL (tasq-based learning), em que o objetivo era completar uma tarefa em grupo.

De seguida tomámos contacto com mais uma atividade de brainstorming, utilizando peças de Lego, formámos construções e depois explicámos qual o seu significado. Aprendemos algumas técnicas para formar grupos aleatórios na sala de aula.

Após a entrega dos certificados e avaliação do curso, durante a tarde, tivemos mais um momento cultural de "sightseeing" pela cidade.

Terminado o curso, o balanço é muito positivo. Foi uma experiência muito gratificante!