Data: 21 de março de 2022, segunda-feira
Iniciámos, hoje, a formação “Intelligent assessment and evaluation”, no Language Campus, em San Cristóbal de la Laguna (Tenerife), no âmbito do projeto Erasmus+ (KA1).
A sessão iniciou-se com uma atividade de apresentação da formadora, de nacionalidade inglesa, e das doze formandas, oriundas de quatro países da União Europeia (Portugal, Bélgica, Croácia e Lituânia).
O tema principal da sessão de hoje prendeu-se com a distinção entre os conceitos de “assessment” e “evaluation”.
Foi uma manhã bastante produtiva, durante a qual foi possível refletir sobre as práticas de avaliação implementadas em cada país, e partilhar experiências. A tarde foi dedicada a uma City Tour pela cidade de San Cristóbal de Laguna, promovida pela entidade formadora.
Data: 22 de março de 2022, terça-feira
A sessão de hoje foi dedicada à diferenciação entre os conceitos de “aims” e “objetives” no contexto de ensino-aprendizagem e da avaliação pedagógica.
Iniciámos a sessão com uma breve reflexão, em conjunto, sobre os aspetos a manter e a alterar em termos de avaliação. Seguidamente, em pequenos grupos, definimos “aims” e “objetives” a avaliar numa unidade didática, tendo em consideração as características dos alunos (idade, dificuldades, capacidades, etc.). Finalizámos a sessão com a apresentação e partilha dos trabalhos realizados por cada grupo.
Data: 23 de março de 2022, quarta-feira
A terceira sessão incidiu na importância do feedback, da autoavaliação e das rubricas no processo de avaliação dos alunos.
Em relação ao feedback, este deve ocorrer em vários momentos do processo ensino-aprendizagem, podendo realizar-se no início (beginning), durante o desenvolvimento (developing) e no final (achieving) da unidade didática lecionada.
A autoavaliação pode ser solicitada ao aluno, em qualquer momento da aprendizagem, para que o professor possa recolher informação sobre a sua evolução no processo educativo. Proporciona, igualmente, ao aluno a reflexão acerca do seu desempenho. Assim sendo, o discente deve ter acesso às rubricas de avaliação, a fim de saber em que ponto da aprendizagem se encontra, para poder evoluir e saber de que forma o pode fazer.
Data: 24 de março de 2022, quinta-feira
Na sessão de hoje, começámos por discutir os benefícios e desafios da avaliação por pares, tendo sido apresentadas soluções para ultrapassar as eventuais dificuldades que possam surgir na sua implementação.
Posteriormente, foram apresentados exemplos de rubricas de avaliação bem como os aspetos a ter em conta, na sua elaboração.
Data: 25 de março de 2022, sexta-feira
Hoje, finalizámos a formação teórico-prática com um resumo de todos os aspetos abordados, ao longo da semana, sobre o tema da avaliação.
Foram também partilhadas informações sobre as escolas de origem e cidades das diferentes formandas. Tivemos, assim, oportunidade de apresentar a nossa cidade e a nossa escola através de imagens e da projeção do vídeo “O estranho caso da escola mágica”, tendo sido bastante elogiado pelas restantes formandas e formadora.
No final, a formadora procedeu à entrega dos certificados de formação, uma vez que a sessão de amanhã será dedicada a uma visita cultural promovida pelo Language Campus.
Data: 26 de março de 2022, sábado
O último dia da formação foi dedicado a uma visita cultural ao vulcão Teide, o pico mais alto de Espanha e das ilhas do Atlântico.
E assim terminou a nossa formação Erasmus em Tenerife. Foi uma experiência muito positiva e enriquecedora.
As professoras, Olímpia Gouveia, Sílvia Esteves e Isabel Gameiro