Data: 18 de outubro de 2021, segunda-feira
Barcelona
A formação “Conflict Management, Emotional Intelligence and Bullying” decorre em Barcelona de 18 a 22 de outubro. A formadora é de nacionalidade italiana. Encontram-se na sala profissionais de sete nacionalidades: italiana, alemã, francesa, romena, polaca, húngara e portuguesa. Encontramos professores, formadores, psicólogos e terapeutas com várias formações, experiências, e de várias idades. Na primeira sessão, cada um procedeu à apresentação das suas escolas ou locais de trabalho e de si próprio, verificando-se desde logo diferentes realidades, consoante o país de pertença ou a função de cada um.
![]() |
![]() |
Data: 19 de outubro de 2021, terça-feira
Em complemento das sessões de formação, a organização sugeriu e disponibilizou bilhetes para visitas culturais fora do horário das sessões formativas. Fomos visitar a Casa Batlló, no Passeo de Gràcia. Trata-se de uma casa pré-existente cuja renovação foi encomendada, pelo industrial Josep Batlló Casanovas, ao famoso arquiteto catalão Antoni Gaudí. A casa está neste momento classificada como património mundial da UNESCO.
Da parte da tarde, nesta segunda sessão de formação, os presentes terminaram as respetivas apresentações.
Pudemos constatar que, apesar de alguma diferenças, as experiênciaseducativas apresentam semelhanças; os profissionais, qualquer que seja a sua nacionalidade, deparam-se com dificuldades idênticas em termos pedagógicos e sociais.
Foi abordado o conceito de “conflito” e foram apresentados vários instrumentos, nomeadamente:
i) o “Thomas-Killman Conflict Mode Instrument”
ii) o Modelo C.A.L.M.
iii) o Método "Combinar e Espelhar” (Matching And Mirroring Method).
Na sequência da apresentação dos documentos, foram referidos os Três NÃOS da Resolução de Conflitos, a saber: NÃO atribuir culpas, NÃO julgar e NÃO ficar demasiado emotivo.
Para terminar a sessão, iniciámos um role play de gestão de conflito.
![]() |
Local da formação
Data: 20 de outubro de 2021, quarta-feira
Iniciámos com um quizz de cultura geral, recorrendo ao kahoot, para avaliar, de forma divertida, os nossos conhecimentos sobre Barcelona. Fizeram-se as apresentações dos "role play” e reflexões sobre as situações de conflito iniciadas na sessão anterior.
O tema abordado de seguida foi o “Peer Mediation” (Mediação de Pares) que envolve três passos:
1.Defining the rules (Definir a situação) - As regras da mediação predefinidas são claramente enunciadas e clarificadas pelos mediadores e cada aluno/estudante envolvido no conflito tem de concordar com elas.
2. Understanding the situation (Compreender a situação) - Os alunos/estudantes envolvidos expõem o ocorrido, as suas razões e as suas opiniões. Os mediadores ouvem, clarificam e sintetizam a ocorrência de forma objetiva, direcionada e com vocabulário preciso.
3. Finding a solution (Encontrar a solução) - Os alunos/estudantes envolvidos no conflito devem chegar a consenso e propor uma solução. Os mediadores ouvem as propostas e validam-nas. Estas ficam registadas e os alunos/estudantes em causa assinam um compromisso.
A obrigatoriedade de confidencialidade é importante para manter o assunto entre os alunos/estudantes sem envolver os adultos ou a restante comunidade escolar e limitar a escalada do problema.
How does the emotions change your body?
Os conflitos geram emoções que se manifestam no corpo. A imagem que se segue representa as zonas afetadas do nosso corpo quando sentimos determinadas emoções.
![]() |
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SWNXZbasPvQ
As zonas afetadas são universais (não variam com a cultura, país de origem, ou outros), porque todas as emoções são controladas pelo sistema nervoso.
O que é Inteligência Emocional?
A inteligência emocional é a capacidade que temos de compreender e gerir as nossas emoções. Esta envolve quatro dimensões: self-awareness (autoconsciência), social awareness (competências sociais), relationship management (gestão das relações) self-management (autorregulação).
Um programa de inteligência emocional aborda:
- Liderança,
- Empatia,
- Motivação,
- Autogestão,
- Autoconsciência,
- “Mindfulness”.
Neste âmbito, foi proposta uma reflexão sobre atividades que possam ser aplicadas a alunos/estudantes para o desenvolvimento das quatro dimensões acima referidas que será posteriormente apresentada ao grupo-turma.
![]() |
Data: 21 de outubro de 2021, quinta-feira
Fizemos a apresentação da nossa sugestão de atividades para desenvolver as quatro dimensões da inteligência emocional abordadas anteriormente, a saber, self-awareness (autoconsciência), social awareness (competências sociais), relationship management (gestão das relações) e self-management (autorregulação), recorrendo às nossas próprias experiências com alunos da escola.
![]() |
Como é que as emoções afetam a aprendizagem?
“Educar a mente sem educar o coração não é educação”. (Aristóteles)
Segundo Medina, o não controlo das emoções aumenta o stress dos indivíduos e um cérebro stressado não consegue aprender. Segundo Karen Stone McCown, as crianças devem ser ensinadas a relacionar as suas emoções com os processos cognitivos, por forma a aprender e crescer saudavelmente.
A inteligência emocional é importante nos níveis académico e social. Os alunos que aprendem as competências nessa área estão melhor preparados para lidar com as adversidades da vida, para aprender com os seus erros, para lidar com situações complexas e para se adaptar às alterações da vida.
Um dos exemplos apresentados é da “Ansiedade da Matemática” (math anxiety) já cientificamente identificada e largamente difundida por contágio emocional. Verificou-se que esta ansiedade tem repercussões na aprendizagem, afetando, por exemplo, a memória de trabalho.
Neste âmbito, um dos programas que permite aprender a lidar com as emoções é o RULER,de “rule”, regra, ou “ruler” régua (ver imagem que se segue).
![]() |
Existem vários instrumentos para aplicar o “Ruler”: “Charter” (mapa), “Mood Meter” (animómetro), Meta Moment (momento de reflexão) e Blue print (planta).
![]() |
(Na imagem – Mood Meter)
Fonte: https://www.psycolab.com/tag/animometro/
Fizemos igualmente a análise de um conflito preenchendo a grelha do “blue print” que apresentamos de seguida.
![]() |
Em qualquer um destes instrumentos, a linguagem é um dos aspetos importantes na gestão das emoções. Existem 34000 palavras para designar as emoções.
A expressão corporal é também uma forma de manifestação universal das emoções. Na sequência desta afirmação, fizemos um pequeno exercício de leitura das expressões dos olhos e facial. Os presentes, de diferentes nacionalidades, coincidiram frequentemente na leitura que fizeram das emoções.
Abordamos de seguida a temática do Bullying.
Segundo a UNESCO, “a person is bullied when he or she is exposed, repeatedly and over time to negative actions on the part of one other persons and he or she has difficukty defending himself or herself”.
Foram também referidos os intervenientes nas ocorrências de bullying: o agressor (bully), a vítima (bullied) e os que assistem (bystanders).
Definimos as características do agressor e da vítima, após discussão no grupo-turma.
Visualizámos um pequeno filme que apresentava o projeto BAM, Becoming a Man (BAM) History Video, desenvolvido em Chicago, nos Estados Unidos, para trabalhar com agressores.
Foi referido que, muitas vezes, diferenças na/no aparência; estatuto económico; habilidade/desabilidade; género ou sexualidade; cultura, raça ou religião são geradores de situações de bullying.
Apesar destas medidas para reduzir a ocorrência de bullying, a prevenção continua a ser a melhor abordagem para o resolver o problema, tendo sido referido o programa KIVA.
Data: 22 de outubro de 2021, sexta-feira
Começamos por fazer a análise dos elementos observados no vídeo relativo ao programa “BAM - Becoming A Man” (Tornar-se Homem) que acompanha jovens rapazes afro-americanos com vidas complexas, onde falta muitas vezes a figura paterna.
Depois deste exercício, visionámos, o vídeo “Facing Bullying: grifties” sobre um projeto desenvolvido no Âmbito de um Projeto Erasmus + KA201, com o objetivo de prevenir e combater o insucesso escolar, a discriminação e combater o bullying em aulas de profissionais de várias nacionalidades.
Foi feito um protocolo com quatro etapas: comunicação, deteção e ação, desenho de atividades antibullying com uma equipa específica para cada uma das etapas.
A existência de um protocolo torna a intervenção mais rápida e mais eficaz. A superação dos problemas identificados envolvia a adoção de programas como “Mindfulness”, “Educational Program of Emotion” e ”Kiva”.
O grupo pôs em prática uma sessão de “mindfulness”, com recurso ao um podcast do autor Daniel Goleman. Em que consiste o “Mindfulness”? É estar presente no momento, não pensar no passado, nem no futuro. Ficamos mais conscientes das nossas emoções e sensações. O “mindfulness” pode ser posto em prática formal ou informalmente.
O Programa Kiva
O programa Kiva, finlandês, atua diretamente na prevenção, na intervenção e na monitorização. Propõe-se evitar situações de conflito e situações que possam causar problemas. Neste programa existe também um guia para pais, elementos essenciais na prevenção do bullying.
Para introduzir o mindfulness nas turmas, foi sugerido o recurso à plataforma Gonoodle (https://www.gonoodle.com/) . Esta plataforma oferece atividades e exercícios que podem ser adaptados.
Também o website “Learning for Justice” faculta modelos de aulas para implementar o mindfulness.
Ciberbullying
Iniciou-se a abordagem ao tema do Ciberbullying, identificando o perfil do agressor e da vítima. Referiu-se que o Ciberbullying não tem lugar, nem horário e pode tomar proporções maiores do que as do Bullying.
A prevenção do Ciberbullying deve passar pela Educação Digital através do treino da Inteligência Digital. Foram referidos dois programas úteis para o efeito, a saber: o Programa DQ (https://www.dqinstitute.org/global-standards/#contentblock1) e o DQ World.
Existem pontos comuns entre as vítimas de bullying e cyberbullying:
- Ansiedade quando recebe uma mensagem ou alerta;
- Guardar segredo da atividade online,
- Alteração de humor,
- Isolamento das atividades na escola e e sociais,
- Quebra do rendimento escolar,
- Bloquear / apagar contas de email e de redes sociais.
![]() |
Cada grupo de formandos traçou e apresentou um esboço de um projeto que poderá vir a ser implementado nas respetivas instituições.
Terminada a sessão, foram entregues os certificados.
![]() |
Visitas Culturais
Casa Batlló Gaudi
A Casa Batlló é um edifício modernista catalão, desenhado e concebido pelo arquiteto Antoni Gaudi. É um dos mais belos edifícios e situa-se em Passeig de Gràcia. visto de fora, a sua fachada parece ter sido feita de crânios e ossos de um dragão: Os “crânios” encontram-se nas varandas e os “ossos” nos pilares de sustentação. Gaudí inspirou-se na vida marítima com cores e formas de corais naturais.
Visita a Fontana
Fontana fica situada numa encosta sobre cidade de Barcelona. O Passeig de Gràcia é conhecido por avenidas construídas no século XIX e ruas pedonais onde predomina o pequeno comércio, o comércio tradicional. Durante a visita, encontrámos um café que apenas vende produtos típicos de Portugal.
A arquitetura de Antoni Gaudí carateriza o bairro que inclui a mansão onde este residiu.
As professoras, Ana Sofia Pereira, Conceição Faustino, Lígia Almeida e Silvina Reis