Alunos da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira regressam dos seus estágios internacionais em Saragoça
No passado dia 17 de junho, no âmbito do prestigiado projeto Erasmus+ “Getting skills, Opening minds”, nove alunos do 3.º ano de diversos cursos profissionais da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV) retornaram da cidade de Saragoça, onde realizaram estágios de dois meses em empresas das suas áreas de formação, abrindo novos horizontes e desbravando fronteiras profissionais.
Esta oportunidade única permitiu que os formandos colocassem em prática todo o conhecimento adquirido na sua formação, aprimorando o seu desempenho profissional.
Ao mergulharem na cultura de uma nova cidade, situada no nosso país vizinho, estes alunos não só expandiram os seus conhecimentos, como também se desafiaram pessoalmente.
A experiência foi inegavelmente enriquecedora, proporcionando-lhes oportunidades de aprendizagem, aperfeiçoamento da língua espanhola, crescimento pessoal e autonomia.
Alguns deles experimentaram a sua primeira viagem de avião e todos vivenciaram a independência de estar longe de suas famílias durante dois meses.
Com este projeto, a ESALV pretende despertar nos seus jovens a consciência de uma cidadania europeia, oferecer-lhes uma experiência formativa única e criar neles perspetivas de futuro profissional e pessoal mais alargadas.
O resultado final e o feedback recebido foram extremamente positivos, tendo as empresas de acolhimento elogiado o desempenho destes formandos, tal como o ilustra uma das várias mensagens endereçadas à equipa de professores Erasmus+:
«…nuestro más profundo agradecimento a Jénifer por su paciencia, buenas habilidades de gestión, diseño y calidad humana. Esperamos y confiamos en que tendrá un buen futuro profesional y sobre todo, que siempre puede contar con Ooo Zaragoza.»
Também as docentes envolvidas no projeto ERASMUS+ expressam a sua gratidão a todos os que contribuíram para que, uma vez mais, as mobilidades dos alunos da ESALV se tivessem desenvolvido e concretizado com êxito. Deixam, ainda, um agradecimento especial à sua parceira Asociación MUNDUS, cujo apoio foi inestimável e gratificante para todos: professores, alunos e empresas de acolhimento.
A equipa Erasmus+