Data: 28 de março de 2022, segunda-feira
No âmbito do Programa Erasmus+ KA1, as docentes Margarida Neto, Marta Marques e Paula Barge, rumaram a Málaga, Espanha para participarem no curso “Project Based Learning” que decorre, durante esta semana, de 28 de março a 1 de abril.
Durante esta semana partilham as suas experiências com outras colegas provenientes da Alemanha e Lituânia e ainda com a formadora de origem espanhola.
A primeira sessão contou com várias dinâmicas no sentido de apresentar os participantes, as suas escolas e explicitar a base teórica que contextualiza a aprendizagem baseada em projetos e sua aplicação.
A formadora proporcionou, com entusiasmo, diversas atividades “medidoras de energia” que tornaram o dia aliciante.
A tarde terminou com uma visita memorável à zona histórica da cidade.
Data: 29 de março de 2022, terça-feira
A manhã iniciou-se com uma revigorante caminhada até ao Centro de Formação.
Esperava-nos a formadora com novas propostas de trabalho que incluíam sobretudo os elementos essenciais da aprendizagem baseada em projetos e as várias fases necessárias à sua implementação.
Posteriormente, para pôr em prática os conhecimentos adquiridos, trabalhámos em pequenos grupos, simulando situações em contexto de sala de aula em que explorámos os benefícios e os desafios das práticas centradas ora no professor ora no aluno. O final do dia foi enriquecido com uma visita ao Museu Picasso.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Data: 30 e 31 de março de 2022, quarta-feira e quinta-feira
O terceiro e quarto dias da formação foram dedicados à análise de projetos (“Project Based Learning” – PBL), já implementados, no que diz respeito à sua definição, conceção, objetivos, ferramentas e recursos utilizados para a sua concretização. Além disso, o grupo refletiu sobre questões a ter em conta para a implementação de um projeto deste tipo.
Seguidamente, a formadora lançou o desafio para um trabalho orientado de acordo com um tema pré-definido, o que levou à reflexão sobre se o mesmo correspondia à concretização de um PBL. Por fim, cada grupo planificou, apresentou e recebeu feedback sobre o seu projeto.
Esta atividade revelou-se útil e enriquecedora, uma vez que pudemos concretizar todos os conteúdos apreendidos, até ao momento, neste curso.
Para complementar o curso, a entidade formadora proporcionou-nos uma visita a Granada onde visitámos o legado deixado pelos árabes (Alhambra) e pelos cristãos que coexistem em perfeita harmonia.
Data: 1 de abril de 2022, sexta-feira
No quinto e último dia de formação explorámos vários projetos dos países de origem das formandas, assim como inúmeras aplicações digitais úteis para a consecução dos mesmos.
Comparámos os sistemas de avaliação da Alemanha, Espanha, Lituânia e Portugal e seguidamente a formadora fez algumas considerações sobre a avaliação de um projeto (PBL).
Concluíndo, fizémos a autoavaliação da formação e surpreendemos as nossas colegas e formadora com uma pequena lembrança de Portugal.
As professoras, Margarida Neto, Marta Marques e Paula Barge