Ver destinos: Finlândia | Florença | Grécia
Dia: 06/10/2019 (domingo)
Chegada
A estação Central de Helsínquia é uma das pérolas da arte nova de Helsinquia; foi desenhada pelo arquiteto Eliel Saarinen e inaugurada em 1919.
![]() |
Introdução ao Programa
Após uma calorosa receção pelos elementos da English Matters e restantes participantes dos dez países europeus a participar neste curso, foi feita uma abordagem à história da Finlândia. Esta introdução revelou-se essencial, pois permitiu ficar a conhecer o sistema educativo Finlandês e as suas origens.
A educação finlandesa é baseada na sua cultura ancestral, influenciando, assim, profundas mudanças ao longo do tempo. A Finlândia tem um povo lutador, habituado a renascer das cinzas. O governo finlandês acredita nos valores do seu povo e, por isso, escuta todos os atores sociais.
Apresentações
(dinâmica de grupo)
Aproximação dos participantes dos diferentes países através de dinâmicas de grupo. Permitiu a valorização da comunicação em pequenos grupos e o constante aperfeiçoamento da língua inglesa.
![]() |
Dia: 07/10/2019 (2ª feira)
Visita Guiada a Helsínquia
A visita guiada a Helsínquia foi uma experiência enriquecedora, percecionando através deste percurso a importância que a educação tem para esta sociedade.
Uma visita pela cidade, que se destacou pelas bibliotecas e onde a história, a religião e a educação se têm revelado primordiais para a construção da cultura de Helsínquia. Assim, poder-se-á dizer que a visão Holística da educação irradia da diversidade cultural dos finlandeses.
![]() |
Projeto de Campo I
A Sociedade Finlandesa em Helsínquia
A visita decorreu desde a Praça do Senado, através das bibliotecas da cidade: A Biblioteca Nacional da Finlândia, a Biblioteca Universitária de Helsínquia e a nova biblioteca central da cidade, Ooodi.
Introdução ao sistema educativo finlandês
Os seminários permitiram uma perceção de como o sistema educativo funciona no terreno. A Finlândia tem um currículo nacional criado pela Agência Nacional Finlandesa para a Educação, no entanto, este documento dá apenas uma orientação para as escolas poderem estruturar-se em função dos seus contextos. A orientação das aprendizagens está centrada nos alunos evitando aulas muito teorizadas no ensino básico, contudo os professores finlandeses reconhecem ser uma metodologia difícil de implementar no ensino secundário. As reformas intelectual e educacional da Finlândia revolucionaram completamente o seu sistema educativo ao longo do tempo. As metodologias utilizadas são baseadas no trabalho prático e de experimentação, assim defende-se um método menos expositivo e de observação direta, desencorajando os testes standard. Estas são práticas de senso comum, aliadas a um ambiente de ensino holístico que procuram a equidade e a excelência. A única exceção é o exame nacional (National Matriculation Exam) no fim do ensino secundário, para os estudantes que querem ingressar na universidade.
Os professores na Finlândia são bem vistos pela comunidade, os programas de admissão à profissão são de um elevado grau de exigência e rigor e é-lhes exigido o grau de mestre como habilitação miníma. A avaliação docente é feita de forma direta em entrevista com o director do estabelecimento de ensino, no final de cada ano.
Espaços de lazer espaços de prazer por aprender:
As bibliotecas de Helsíquia são espaços extremamente cuidados abertos a toda a população. Nalguns casos podem até considerar-se centros cívicos onde a informação e as tecnologias estão ao serviço da população.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Dia: 08/10/2019 (3ª feira)
Organização educacional e gestão das aprendizagens I
Visita educacional à escola I. Lisviniemi koulu- Lisviniemen School, in Espoo
A primeira visita no terreno decorreu numa escola de pré-escolar, primeiro e segundo ciclo. Os alunos finlandeses aprendem duas línguas desde cedo, o finlandês e o inglês. Assim, as visitas dos diferentes grupos foram guiadas por alunos do 6º ano, que comunicaram em inglês. Após a visita guiada ao edifício, foi servido o almoço no refeitório. Na Finlândia, todos os alunos têm direito à alimentação gratuita, facilidade no acesso aos cuidados de saúde; aconselhamento psicológico e orientação individualizada. Na Finlândia, as crianças começam a escolaridade obrigatória aos sete anos de idade.
![]() |
![]() |
![]() |
Visita ao forte de Suomenlina e à Praça do Mercado
Onde se pode visitar parte da cultura e a história do povo Finlandês.
Suomenlinna é um tesouro cultural, a sua construção teve início em meados do séc.XVIII, quando a Finlândia ainda fazia parte da Suéca.
![]() |
Dia: 09/10/2019 (4ª feira)
Organização educacional e gestão das aprendizagens II
Visita educacional à escola II - Kuitinmaen koulu-Kuitinmki School, in Espoo
Esta é uma escola básica, do primeiro ano do primeiro ciclo até ao nono ano de escolaridade. Mais uma vez os alunos orientaram a visita às salas e aos restantes espaços da escola. Esta escola tem dois edifícios, o primeiro com primeiro e segundo ciclos e a outra escola com o terceiro ciclo. Esta é uma escola bilingue, algumas disciplinas na área das humanidades são lecionadas em inglês e as que dizem respeito às ciências, em finlandês. Aqui é utilizada a metodologia do trabalho de projeto, são promovidas semanas temáticas e tutorias de pares.
Projeto de Campo II - Visita a Porvoo
Porvoo é uma cidade bilingüe de 46.985 habitantes situada na costa do sul da Finlândia, na Finlândia Meridional. Porvoo é a segunda cidade mais antiga da Finlândia depois de Turku.
![]() |
Dia: 10/10/2019 (5ª feira)
Organização educacional e gestão das aprendizagens III
Visita educacional à escola III - Espoonlahden koulu ja lukio, in Espoo
A última visita realizada foi a uma escola secundária, onde foi proporcionada uma visita livre pelas salas de aula. Foi muito interessante observar o comportamento dos alunos finlandeses em contexto de sala de aula, pois são bastante autónomos e respeitadores, aderindo responsavelmente e com total autonomia às atividades propostas pelos professores. O trabalho em sala é realizado com os recursos que melhor satisfazem as necessidades de cada estudante, nomeadamente, telemóveis, portáteis ou mesmo cadernos e manuais escolares.
![]() |
![]() |
Convívio com os grupos de trabalho.
![]() |
Dia: 11/10/2019 (6ª feira)
Field Project III
Visita a Tallin
A apenas algumas horas de Helsínquia, Tallinn, a pequena e agradável capital estoniana foi um ótimo passeio de um dia. Património cultural da humanidade pela Unesco, o centro medieval é composto por duas áreas, a parte alta Toompea e a cidade baixa. Boa parte deste conjunto ainda é cercada pelas antigas muralhas defensivas que, de certa forma, isolam o conjunto dos modernos distritos da capital.
![]() |
Dia: 12/10/2019 (Sábado)
Apresentação do Portfólio
Apresentação do trabalho final da formação.
![]() |
![]() |
Visão final da experiência
A sociedade Finlandesa pauta-se por fortes valores democráticos que se refletem no seu quotidiano. É uma sociedade baseada no conhecimento, reconhece regras e leis, respeitando-as. A equidade social é uma prioridade e um valor defendido pelos governantes.
Os professores, na Finlândia, são pressionados pelo governo através de um voto de confiança que induz a lutarem por uma constante melhoria das suas escolas.
Esta mobilidade veio trazer o conhecimento para a melhoraria de algumas práticas na ESALV. Através da disseminação desta experiência, poderão vir a ser implementadas novas práticas de atuação na escola. Mudar é um processo que, à semelhança do modelo Finlandês, permite percecionar a realidade de cada escola e ter a capacidade de indicar os pontos fortes e os pontos fracos e perceber como mudar cada contexto. Este programa privilegia a oportunidade de conhecer pessoas de toda a Europa, partilhar experiências e adquirir novas competências.
![]() |
![]() |
Dia D (14/11/2019)