A nova Diretora da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira (ESALV), Maria Celeste Frazão, tomou posse no dia 12 de julho de 2018. Doutorada em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento e também com formação académica na área da Gestão, Administração, Finanças e Economia, Celeste Frazão conta, no seu currículo profissional, com experiência na gestão de várias empresas e instituições, bem como, no desempenho de cargos de supervisão pedagógica no Ensino Superior.

Tem experiência de cerca de três décadas no Ensino Superior Politécnico e Universitário e Ensino Secundário onde desempenhou cargos ligados à direção de Cursos Superiores e de Cursos Profissionais, Coordenou a Comissão de Autoavaliação da ESALV. Na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/I.P.L. lecionou entre outras, a cadeira de Metodologia Específica para os professores matriculados na Profissionalização em Serviço, assim como a Supervisão pedagógica de Professores em diversas escolas do Distrito de Leiria, cerca de uma década.

“As melhores escolas são aquelas que gozam de lideranças de serviço capazes de entusiasmar os professores, de inflamar os alunos e famílias fazendo com que se sintam aliados efetivos da aventura escolar, e de criar ou proporcionar contextos educativos ‘amigos’ da inovação e da vivência de uma autêntica confiança entre os parceiros do processo educacional”.

Roberto Carneiro (2016)

Ter uma visão global da instituição focada na aprendizagem dos alunos é um dos principais atributos de quem assume a direção de uma escola. Ao gestor é atribuída grande parte dos sucessos - e também dos fracassos - de uma instituição. Enquanto responsável legal, espera-se que providencie as condições necessárias à aprendizagem, zelando pelo uso dos espaços, cuidando da administração dos recursos financeiros e melhorando as relações interpessoais (com funcionários e professores), institucionais (com o Ministério da Educação) e com a comunidade em geral.

Quando me candidatei ao cargo de diretora de Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, assumi com entusiasmo e determinação, a vontade de “Unir, lutar e mudar por uma Escola de sucesso”, através de princípios e normas enraizados no rigor, na ética e na racionalidade.

Defendo uma gestão aberta que possa responder aos objetivos e aspirações dos alunos, das famílias, dos professores, pessoal não docente, autarquia, associações e outros parceiros e entidades representativas do concelho.

A prossecução do projeto apresentado assenta em quatro grandes princípios – qualidade pedagógica, equidade, participação cívica e transparência – gizados à luz do princípio do empreendedorismo colaborativo, cujas metas e estratégias para os alcançar seja da responsabilidade de todos os agentes educativos contando assim, com o trabalho e vontade de todos.

Esta escola é uma escola de Todos, para Todos e que de Todos necessita para poder cumprir a sua missão de educar e formar jovens, que são os cidadãos do nosso concelho, os cidadãos do nosso país, os cidadãos do nosso futuro!

Estarei sempre atenta a críticas construtivas e a sugestões que possam contribuir para a construção de uma escola melhor, com um serviço público de educação de qualidade.

A Diretora

Celeste Frazão