id71

No dia 8 de outubro cumprem-se 20 anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago.

Congresso Internacional “José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel”

De 8 a 10 de outubro de 2018, o Convento de São Francisco, em Coimbra, acolhe o Congresso Internacional José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel, organizado pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, em coorganização com a Câmara Municipal de Coimbra, e com os apoios da Reitoria da Universidade de Coimbra, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, da Fundação José Saramago e da Porto Editora.

Iniciativas comemorativas de 20 anos do Nobel

• No dia 8 de outubro, a publicação d'O Último Caderno de Lanzarote, que ficou esquecido no computador do autor, é um dos pontos altos do vasto programa de iniciativas que a Fundação José Saramago programou para os próximos meses.
  • Nos dias 8, 9 e 10 de outubro, realiza-se no Convento de São Francisco, em Coimbra, um congresso internacional organizado pelo professor Carlos Reis, um dos curadores da FJS.
  • A 12 de outubro, na Biblioteca Nacional, em Lisboa, é inaugurada uma exposição evocativa dos 20 anos do Nobel e são lançadas as obras O Último Caderno de Lanzarote e Um país levantado em alegria.
  • A partir de 31 de outubro e a terminar em dezembro, na Fundação José Saramago vai falar-se de Saramago em várias vertentes, nomeadamente as mulheres, a música e a política, em encontros a realizar todas as quartas-feiras.
  • A 9 de dezembro, está previsto um encontro de escritores no Teatro D. Maria II, em Lisboa. No dia 15 de dezembro, o grande auditório da Culturgest acolhe o concerto Saramago 1998 – Memorial, onde a Orquestra Metropolitana de Lisboa interpreta uma composição original de António Pinho Vargas, criada a partir da obra Memorial do Convento. No princípio de dezembro será inaugurada a exposição «A rebeldia do Nobel» no Torreão Poente da Praça do Comércio.

Divulgação de Acontecimentos