A segunda parte do intercâmbio, que decorreu de 17 a 24 de outubro, teve, tal como em Rheine, de tudo um pouco. Os jovens de Rheine partilharam um dia de escola com os seus colegas portugueses, conheceram a cidade (fizeram, com os parceiros portugueses, um animado Rallypaper de descoberta da cidade), participaram em workshops e tiveram um vislumbre do património histórico. Ao património natural foi dedicada uma atenção muito especial , com incidência nas alterações climáticas.

Descobriram semelhanças e diferenças. Como um jovem de Rheine disse na avaliação "temos muitas coisas diferentes, mas no fundo somos todos europeus" As diferenças que encontraram são curiosas, por exemplo, a hora do jantar. Na Alemanha janta-se por volta das 18.30.....Mas concluíram, que se não fossem as diferenças, não valeria a pena sair de casa.

O caminho faz-se caminhando e esta aventura de descoberta e a construção de pontes de entendimento contribuirá certamente para uma UE despida de preconceitos e pronta a aceitar as diferenças dentro da própria UE.