A segunda participação da Esalv no festival francês de curtas-metragens, «Brèves d’Images», foi um ponto alto na vida do grupo de estudantes que se encontra na fase final da sua formação profissional, de dupla certificação, e constituiu um forte incentivo à escolha do próximo passo, nas sua formação futura. A presença num país e o convívio com uma cultura e uma língua diferentes, constituem uma experiência marcante e integradora que se repercute e difunde facilmente entre os jovens, familiares e amigos.

Para o professor, além de alguns dos aspetos já referidos anteriormente, representa também a oportunidade de estreitar laços de amizade, de praticar uma língua menos mediática e usada que o inglês, de melhor conhecer a região e as suas belezas e problemas, de representar o município e a Escola Secundária Afonso Lopes Vieira, junto de uma comunidade que valoriza as relações interculturais e que, por intermédio da geminação com Leiria, aposta fortemente nas vantagens da troca de experiências, a vários níveis. A receção que nos foi feita à chegada a Toulouse, pelas Senhoras Beatrice Germain e Jeannine Rouzaud e o acolhimento durante a nossa estadia foi, como era de esperar, calorosa e irrepreensível. Diria mesmo, quase familiar. Para isso também muito contribui a nossa comunicação permanente em francês, uma vez que a língua inglesa não é de todo fácil para os franceses.

Relativamente à cerimónia do festival, o júri voltou a destacar o nosso trabalho, atribuindo-nos o prémio especial para filme estrangeiro. O evento encerrou com uma pequena cerimónia de troca de lembranças e algumas palavras, enquadradas no âmbito da comemoração dos dez anos de geminação entre Leiria e Quint-Fonsegrives, com a presença de vários vereadores da câmara local, representada pelo Senhor Sandro Ballotta, adjunto do Senhor Presidente, Bernard Soléra, e membros da associação de geminação, representada pela Senhora Maryse Marsal.

Terminámos esta nossa participação no festival de Quint-Fonsegrives, de 2019, com a certeza de que tudo fizemos para deixar as melhores referências da nossa cultura e educação e o convite para sermos visitados futuramente, na nossa escola. Conscientes também que este regresso a Quint-Fonsegrives é apenas mais um passo no percurso de afirmação da Esalv, no contexto da formação de futuros profissionais em audiovisuais, e da necessidade de trabalharmos para criarmos melhores condições que trarão uma qualidade crescente, nas futuras participações em concursos e festivais de curtas-metragens.

Um agradecimento final e especial à Câmara Municipal de Leiria pela oportunidade que criou e à qual nos candidatámos e, naturalmente, pelo apoio logístico e financeiro que nos permitiu usufruir desta experiência, pela segunda vez, com a expectativa de termos conseguido representar o município de Leiria da melhor forma e deixar uma boa imagem da nossa presença.

Resumo do programa:

• 13 de junho: partida de Leiria e chegada a Toulouse. Visita e passeio à cidade de Toulouse;

• 14 de junho: visita à Cidade do Espaço, ao museu da aviação «Os Pioneiros» e Master Classe de cinema com os atores Théo Fernandez e Théo Bertrand;

• 15 de junho: participação na sessão de animação stop-motion, cerimónia de entrega de prémios do festival de curtas-metragens e cerimónia de troca de lembranças;

• 16 de junho: despedida das nossas anfitriãs e regresso a Leiria.

Insomnia