No passado dia 29 de abril teve lugar uma visita de estudo ao Porto, Fundação Serralves e mini Cruzeiro no Rio Douro com a passagem das seis pontes, dinamizada pelos professores da disciplina de Área de Integração.

Esta visita permitiu a consolidação de conhecimentos no âmbito dos conteúdos abordados em sala de aula, nomeadamente “Identidade Regional” e “A comunicação e a Construção do Indivíduo” contribuindo para desenvolvimento integral dos nossos alunos.

A visita à Fundação Serralves, permitiu um passeio pelo Parque que é uma referência singular no património da paisagem em Portugal e uma visita guiada às exposições, nomeadamente da artista plástica, Joana Vasconcelos, que reúne mais de 30 peças, datadas de 1997 até à atualidade, cobrindo duas décadas de prática artística e analisando o seu desenvolvimento como artista.

O mini cruzeiro no rio Douro permitiu a observação da área ribeirinha, identificação de sítios e locais históricos, como Caves do Vinho do Porto, Alfândega do Porto, Casa do Infante D. Henrique, Sé do Porto e as pontes (Arrábida, D. Luís I, Maria Pia, S. João, Infante e Freixo) entre outros, reforçando a importância da Identidade Regional.

Todos os participantes, alunos do primeiro ano do Ensino Profissional, consideraram que a atividade superou as expectativas, destacando-se a pertinência dos locais visitados, o clima de afetividade entre participantes e a valorização do património artístico, arquitectónico e monumental nacional.