No dia 17 de maio, o aluno Alexandre Monforte, do 12º ano de Ciências e Tecnologias participou na final das XIV Olimpíadas de Biotecnologia, que decorreu na cidade do Porto, na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, tendo conseguido um honroso 5º lugar, num universo de 43 alunos. Para chegar até aqui, o Alexandre teve que participar em duas eliminatórias que decorreram na ESALV.

No dia da final e da parte da manhã, os alunos participaram em duas provas: um teste escrito e uma entrevista sobre temas de Biotecnologia. À tarde, participaram em duas atividades teórico-práticas. Uma sobre a importância da Biotecnologia na identificação de microrganismos em alimentos, que causam problemas de saúde e outra relacionada com comportamentos errados/corretos durante a preparação dos alimentos, em nossas casas ou em restaurantes, a forma correta de colocar os alimentos no frigorífico e ainda, sobre a importância de uma lavagem correta das mãos para impedir a propagação de microrganismos.