No dia 10 de janeiro de 2019, os alunos dos 11.º e 12.º anos das Escolas Secundárias Afonso Lopes Vieira e Henrique Sommer e dos Agrupamentos de Escolas Domingos Sequeira e de Ourém puderam assistir às representações de adaptações de “Os Maias” de Eça de Queirós e de “O ano da morte de Ricardo Reis” de José Saramago, levadas a cabo pela Éter- Produções Culturais.

A Escola Secundária Afonso Lopes Vieira responsável pela iniciativa, contou com a inestimável colaboração da Câmara Municipal de Leiria que cedeu, para o efeito, o Teatro José Lúcio da Silva, permitindo que cerca de 950 alunos (em duas sessões) usufruíssem destas representações.

Os espetáculos, com encenação de Filomena Oliveira, em muito contribuíram para a educação artística e cultural destes jovens, promovendo e facilitando a compreensão de obras que fazem parte dos programas da disciplina de Português.